Atividade de Julho


CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA PARA JOVENS ADULTOS - NOVA VISÃO


EQUIPE MULTIDISCIPLINAR
ATIVIDADE 01

                           NÃO SOMOS PREGUISOSO, MAS DIFERENTES.

    É comum, quando estudamos a escravidão no Brasil, algumas pessoas acharem que os indígenas eram preguiçosos demais para trabalhar na lavoura de cana-de-açúcar e que, por isso, os portugueses trouxeram os africanos. Esse pensamento passa a ideia de que os povos nativos eram e são preguiçosos.
    È um entendimento equivocado. O que ocorre é que, os indígenas são avaliados de acordo com os valores da cultura ocidental, que faz uma divisão social de classes – pessoas que tem maior poder financeiro e pessoas que não tem -, a propriedade privada, a exploração da terra voltada para o mercado e uma estrutura de comando hierarquizada.
    As sociedades indígenas são igualitárias, ou seja, sociedades sem classe. Têm, portanto, uma cultura diferente da nossa, outros hábitos, costumes e tradições. Por exemplo, para os indígenas, as guerras significavam exaltação da coragem, e, para os portugueses, o objetivo era o domínio e a escravização do inimigo.
    Apesar de toda a violência que passaram, podemos afirmar que os indígenas foram, ao mesmo tempo, culturalmente, transformados e transformadores.
    Mudaram gostos e hábitos dos seus algozes. Influenciaram na alimentação, na língua, nos costumes, na forma de vida e, através dos relacionamentos com as índias (muitas vezes oferecidas como esposas para, do ponto de vista indígena, fixar aliança com os portugueses), contribuíram para a nossa miscigenação.
       Os indígenas lutaram e lutaram, árdua e constantemente, através de movimentos e organizações indígenas e da participação política elegendo vereadores e prefeitos índios, principalmente na região da Amazônia, para conquistar e garantir os seus direitos.
      Uma das vitórias mais significativas dessas lutas foi à inclusão na atual Constituição Federal dos direitos indígenas, principalmente a garantia dos direitos a terra: “Constituição da República Federativa do Brasil – 1988 – Título VIII – Da Ordem Social; Capítulo VIII – Dos Índios.

       Além dos direitos a terra, houve o reconhecimento da identidade indígena e com o decorrer do tempo e mais lutas a garantia, através do Estatuto do Índio, do ensino bilíngue, ou seja, o uso da língua materna e do português no processo de alfabetização.
     Porém nem tudo são flores. Ainda hoje os indígenas são obrigados a lutar pela defesa e respeito aos seus direitos contra garimpeiros, madeireiros, grandes fazendeiros criadores de gado, plantadores de arroz e invasores em geral.
       Um dos casos mais recentes foi o reconhecimento da demarcação das terras Indígenas Raposa Serra do sol, em Roraima.
       Embora a demarcação dessas terras tenha ocorrido em 2005, houve reação violenta por parte dos arrozeiros e a decisão foi suspensa pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em abril de 2008. Será que os indígenas desistiram de garantir seus direitos?
        Diante do obstáculo judicial os grupos indígenas aliados a entidades e pessoas solidárias à causa, lutaram e conseguiram a vitória em março de 2009 quando o STF decidiu favoravelmente sobre a legalidade da demarcação da reserva indígena Terra Indígena Raposa Serra do Sol, determinando inclusive um prazo para os não índios se retirarem da reserva.
     Entre os diversos povos indígenas que ainda habitam nossa terra, alguns estão buscando se integrar ao mercado de compra e venda, e outros estão retomando antigos hábitos e costumes para re-encontrar a auto estima perdida. Buscam algo que não encontram na cultura ocidental: as suas integridades física, cultural e espiritual.






Atividade 01

1. Retire do Texto “A resistência indígena” uma frase que revele a resistência dos povos indígenas brasileiros à dominação européia.

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2. Leia atentamente o texto “Não são preguiçosos, mas diferentes” e procure escrever sobre as diferenças entre a sociedade portuguesa e as sociedades indígenas.
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3. Qual é o processo mais comum quando se fala sobre a substituição dos indígenas por escravos negros? Por que esse preconceito é comum?
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4. Cite um exemplo, recente de luta dos grupos indígenas  para garantir seus direitos.
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5. Faça um paralelo sobre os povos indígenas e a etnia alemã e austríaca a respeito da língua.
        a) Além dos direitos a terra, houve o reconhecimento da identidade indígena e com o decorrer do tempo e mais lutas a garantia, através do Estatuto do Índio, do ensino bilíngue, ou seja, o uso da língua materna e do português no processo de alfabetização.

          b) Assistir o vídeo...