segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Atividade 2 - Profª Elisabete M.

                      Equipe multidisciplinar - Atividades 02
1.  Como os portugueses consideravam os povos diferentes deles?
    Eles consideravam como povos inferiores.
2.     Localize e transcreva do texto “Os nossos ancestrais africanos” o trecho que revela uma das estratégias da classe dominante para dificultar a resistência organizada do escravo africano.
“Os revoltosos que não foram mortos em combate acabaram condenados a tortura, degredo e até a pena de morte.”


3.  “A influência da cultura africana é real no Brasil”. Tendo por base a leitura do texto “a resistência negra”, justifique essa afirmação.
         A influência da cultura africana é grande no Brasil: a língua portuguesa, alimentação, ritmos musicais, danças, literaturas, poesia, religião, instrumentos musicais, vestimentas, penteados, etc.

3.     Para você, qual o significado do “Dia da Consciência Negra”?
O dia 20 de novembro marca, com sangue, um período triste da trajetória histórica de nosso país. E representa o marco de uma abertura à uma  nova consciência, que valorize o negro africano como sendo participante de todo um desenvolvimento cultural do Brasil. Poderia ter sido diferente, mas não foi, por isso precisamos ler esta página  com um olhar diferente de libertação e morte a qualquer tipo de preconceito.

5.     As pessoas geralmente acham que os negros trazidos da áfrica eram todos iguais. E que nossos índios também são todos iguais. Justifique.
Este é um pensamento totalmente equivocado, pois cada povo, de cada região  tem seus próprios costumes e diferentes dialetos.
São diferentes entre si. E jamais podem ser rotulados de iguais.Precisamos sim, conhecê-los para descobrir essas diferenças, que trazem riquezas e contribuições diferentes à nossa própria cultura.

6.      Quais são as origens de nossa diversidade cultural?
A diversidade cultural de nosso país se origina dos diferentes tons, etnias destes povos que fizeram por aqui a sua terra: Índios, europeus, asiáticos e negros africanos.Cada qual  trouxe o que possuía para fazer deste  povo o que ele é hoje.