domingo, 2 de setembro de 2012

Atividade Agosto



Atividade de Agosto

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA PARA JOVENS ADULTOS - NOVA VISÃO


EQUIPE MULTIDISCIPLINAR
ROSANGELA APARECIDA MUNHOZ GLUZEZAK
ATIVIDADE 02

                                           Os nossos ancestrais africanos
Atividades 02

1.      Como os portugueses consideravam os povos diferentes deles?
Os Europeus consideravam-se superiores aos demais, acreditando que os africanos eram obrigados a servir como animais irracionais, que não tinham alma, religião ou cultura. Eram tratadas como objetos, mercadorias, vendidos, registrados e marcados como tais.

2.      Localize e transcreva do texto “Os nossos ancestrais africanos” o trecho que revela uma das estratégias da classe dominante para dificultar a resistência organizada do escravo africano.
“direito de propriedade” dos lusitanos, pois os escravos eram considerados propriedades.

3.      “A influência da cultura africana é real no Brasil”. Tendo por base a leitura do texto “a resistência negra”, justifique essa afirmação.
Temos em nosso cotidiano atitudes que foram marcadas em nossas veias brasileiras pelo povo africano que aqui foi inserido pela crueldade de muitos de nossos antepassados. “Na língua portuguesa, na alimentação, ritmos musicais, danças, literaturas, poesia, religião, instrumentos musicais, vestimentas, penteados, etc.”.

4.      Para você, qual o significado do “Dia da Consciência Negra”?
A história é complexa, é necessita de mais que a simples lembrança. Não sou contra, mas é preciso consciência mesmo, não jogar ao léu, esperando que compromissos se deem voluntariamente. É preciso pensar. Por isso trabalhamos nisso! Educação.
O “Dia da Consciência Negra, em homenagem a Zumbi dos Palmares” talvez seja a forma correta de atribuir uma nomenclatura. Negro é consciente, branco é consciente, pardo é consciente, índio é consciente. Então... O mundo repleto de preconceito, preconceituaria assim? Ou não?
Precisamos, urgentemente, pensar diferente, é imprescindível conversar, debater, projetar, refletir... A valorização do humano é muito importante, sabermos que assemelhamos em tudo: pensamentos, atos, palavras e, que as escolhas dependem do nível de amor que carregamos em nós.

5. As pessoas geralmente acham que os negros trazidos da África eram todos iguais. E que nossos índios também são todos iguais. Justifique.
Não eram iguais, foram pessoas residentes em diferentes partes da grande África, com línguas e culturas diferenciadas.
5.      Quais são as origens de nossa diversidade cultural
Nós somos frutos do que chamamos miscigenação. Somos mestiços de várias etnias e, por isso orgulhoso por pertencermos a tantos perfis. Cabe, no entanto, buscar e apaixonar-se por nossas raízes...