domingo, 2 de setembro de 2012

Atividade de julho

Atividade de Julho

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA PARA JOVENS ADULTOS - NOVA VISÃO


EQUIPE MULTIDISCIPLINAR
ATIVIDADE 01

                           NÃO SOMOS PREGUISOSO, MAS DIFERENTES.

    Atividade 01

1. Retire do Texto “A resistência indígena” uma frase que revele a resistência dos povos indígenas brasileiros à dominação européia.
A colonização portuguesa não se realizou de forma pacífica.

2. Leia atentamente o texto “Não são preguiçosos, mas diferentes” e procure escrever sobre as diferenças entre a sociedade portuguesa e as sociedades indígenas.

Questão financeira» Indios conformistas Portugueses dominadores.
Guerras » Indios: lutas pela coragem, inocência X português: domínio, crueldade.

 
3. Qual é o processo mais comum quando se fala sobre a substituição dos indígenas por escravos negros? Por que esse preconceito é comum?
As pessoas que recrutavam escravos acreditavam, equivocadamente, que os indígenas eram preguiçosos demais, por isso, os portugueses trouxeram os africanos que pareciam mais fortes e saudáveis. É comum esse pensamento, porque ao pensar o índio vivendo na tranquilidade e em comum com o meio ambiente, sem a ganância material dos dias atuais, contradiz um mercado de hipocrisia capitalista em que vivemos.

4. Cite um exemplo, recente de luta dos grupos indígenas  para garantir seus direitos.
A demarcação da reserva indígena Terra Indígena Raposa Serra do Sol pelo STF.

5. Faça um paralelo sobre os povos indígenas e a etnia alemã e austríaca a respeito da língua.

Bivalente a combinação, pois ao atentarmos para o fato do sofrimento alemão em estabelecer-se em uma terra onde eram perseguidos, não podemos deixar o comparativo de lado, onde os donos da terra também eram cerceados de sua língua para aprender o português nas aulas ministradas por religiosos portugueses. Achatamento e desrespeito de culturas e imposição arbitrária de normas de conduta. Configurou-se e configura uma batalha para manter a língua pátria até os dias de hoje, com prejuízos humanos lastimáveis.