segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Atividade 4. Rosangela

Equipe Multidisciplinar
Rosangela Apª Munhoz Gluzezak

Atividade. 04

1- Selecione do texto “O Estatuto da Igualdade Racial em debate” um trecho que mostre por que atitudes racistas ainda existem no Brasil.
Na década de 1970, por exemplo, os movimentos negros e outros pesquisadores se debruçaram sobre a situação dos afro-brasileiros no mercado de trabalho e constataram mais uma vez, a forte discriminação velada, ou seja, as pessoas não negras no geral têm os melhores salários e preferências para o preenchimento de vagas disponíveis.
      Nas políticas sociais, em 1987, uma em cada cinco crianças negras não tinha acesso à escolarização elementar e 63% não tinham acesso à educação média. Foi só com a Constituição de 1988 que houve efetivamente ampla reorganização do estado no campo dos direitos sociais, o que permitiu um aumento no nível de escolarização da população mais pobre e negra.

2- Localize no texto um trecho que demonstra avanços na luta contra a discriminação racial no Brasil.
Desde o final da década de 1980 manifestações racistas passaram a ser consideradas crimes que podem ser punidos com prisões.
      Isso Mesmo! A Constituição atual classifica discriminação racial como crime inafiançável o que era enquadrado simplesmente como contravenção, ou seja, um ato de menor gravidade.
       Na década de 1990 tiveram início vários debates sobre quais medidas deveriam ser tomadas para combater a discriminação racial. Co o resultado, nos anos 2000, após muitas lutas dos movimentos negros, ocorreu algumas conquistas importantes como o desenvolvimento de programas da valorização da cultura e da história do negro no Brasil. Instituições públicas como as Universidades passaram a adotar programas como os de estabelecimento de cotas, ou seja, a reserva de uma determinada quantidade de vagas para os afros descendentes, visando ampliar o acesso de estudantes negros ao ensino superior.
        Mais recentemente foi aprovado, na Câmara dos deputados, o Estatuto da Igualdade Racial que tem como objetivo principal o combate a discriminação racial e as desigualdades estruturais e de gênero que atingem os afro-brasileiros.

3- Em sua opinião, algo mais pode ser feito para combater a discriminação racial no Brasil? Cite
A partir da legislação vigente, tomar atitudes frente a qualquer ato discriminatório, denunciando. E em nosso cotidiano, não sendo conivente com tais atos.