domingo, 9 de setembro de 2012

Atividade 2 (respostas)



1. Eram considerados inferiores aos brancos, seres biologicamente e psicologicamente preparados para o trabalho pesado, irracionais, sem alma, cultura ou religião

2. Quando os deixam a mercê da alienação a respeito da língua e cultura européia, desconhecida por eles, os impedindo de manifestar a sua própria cultura: “Dessa forma, sem referência de identidade e de cultura, isolados, os escravos africanos, depois de muito tempo no Brasil, passaram a se comunicar falando o português que aprenderam através dos gritos dos feitores. Esse aprendizado levou à disseminação da língua portuguesa nas áreas onde trabalhavam: o nordeste açucareiro e as zonas de mineração no centro do país.

3. A influência da cultura africana é real no Brasil ao percebermos aspectos da língua portuguesa, ritmos musicais, danças, literaturas, poesia, religião, instrumentos musicais, vestimentas, penteados, entre outras considerações de nossa história.

4. Uma manifestação contra as discriminação racial, mostrando a luta de um povo sofrido.

5. Tanto os indígenas quanto os negros eram de lugares, comunidades diferentes com especificidade de língua, cultura, entre outras diferenças ignoradas por muitos.

6. Dos negros, dos amarelos, dos brancos e dos pardos, todos somos seres humanos.