domingo, 9 de setembro de 2012

Atividade 3 (respostas)







1. “Essas elites não viam com bons olhos o pagamento do trabalho dos negros e mestiços que antes eram seus escravos. A partir desse momento para elas, a quantidade de não brancos era grande na população.Lembra-se da teoria evolucionista defendida por Charles Darwin, explicada no capítulo 3 do 6º ano? Então, a partir da metade do século XIX, essa teoria passou a ser utilizada para explicar as diferenças existentes entre os europeus e os outros grupos humanos. Era dito que a espécie humana estava dividida em raças e que os homens brancos estavam no topo do desenvolvimento entre os humanos. Por isso a elite branca defendeu a tese do branqueamento do povo brasileiro como um projeto nacional. Para atingir esse objetivo, a elite brasileira da época entendia que se tornava necessário aumentar a quantidade de europeus no Brasil.”

2. A partir do século XIX explicava-se a teoria da evolução para justificar a diferença entre o povo europeu como superiores a outros grupos humanos. A teoria do branqueamento vem para garantir este status quo imaginário, evitando qualquer tipo de concorrência.

3. A afirmação: “Índios? Infelizmente, prezado cavalheiro, lá se vão anos que eles desapareceram.” representava um desejo muito grande em exterminar indígenas do Brasil.

4. Embora os imigrantes tenham passado por situações sofridas, eles pouco enfrentavam quanto a discriminação racial. Os alemães, por exemplo, durante o período pós guerra, se não abrissem a boca para demonstrar sua origem, podiam encontrar trabalho, já os negros bastavam estar presentes para sofrerem o preconceito.