sábado, 29 de setembro de 2012


Atividade.04 - Outubro - Professora Marilza

1-  Selecione do texto “O Estatuto da Igualdade Racial em debate” um trecho que mostre por que atitudes racistas ainda existem no Brasil.
As pessoas não nascem racistas, tornam-se racistas com o decorrer do tempo, fruto de valores da criação que recebem dos pais e das sociedades em que vivem. Dessa forma o preconceito racial vem sendo recriado e alimentado ao longo de toda a nossa história. Algo que, por muito tempo, foi negado pelas elites nacionais que disseminaram a ideia da democracia racial brasileira, uma forma de negar a existência do racismo entre nós. Mito muito difundido pela imprensa nacional desde os anos 1940 e reafirmado pelos governos militares da ditadura iniciada em 1964.


2-  Localize no texto um trecho que demonstra avanços na luta contra a discriminação racial no Brasil.
“Desenvolvimento de programas da valorização da cultura e da história do negro no Brasil. Instituições públicas como as Universidades passaram a adotar programas como os de estabelecimento de cotas, ou seja, a reserva de uma determinada quantidade de vagas para os afrodescendentes, visando ampliar o acesso de estudantes negros ao ensino superior.
Mais recentemente foi aprovado, na Câmara dos deputados, o Estatuto da Igualdade Racial que tem como objetivo principal o combate a discriminação racial e as desigualdades estruturais e de gênero que atingem os afro-brasileiros.”

3-  Em sua opinião, algo mais pode ser feito para combater a discriminação racial no Brasil? Cite Exemplos:
Sim. Faz-se necessário trabalhar com as crianças, desenvolver valores de solidariedade, de compaixão, de amor ao próximo, de respeito, de cidadania, de caráter, valores éticos, morais e sociais, os quais se perderam ao longo do caminho. E isto é um trabalho conjunto escola, família, igreja, sociedade como um todo. Então não precisaremos falar mais em discriminação, seja ela em qualquer âmbito: racial, social, religiosa, ou outra.
Como disse Martin Luther King que as pessoas não deveriam ser julgadas pela cor de sua pele, mas pelo conteúdo do seu caráter.
 “I have a dream that my four little children will one day live in a nation where they will not be judged by the color of their skin but by the content of their character.”
“I have a dream today!”
(Disponível em: <http:// www.americanrhetoric.com/speeches/mlkihaveadream.htm>.Acesso em: nov. 2011)