Atividade.04 - Outubro - Professora Marilza
1- Selecione do texto “O Estatuto da
Igualdade Racial em debate” um trecho que mostre por que atitudes racistas
ainda existem no Brasil.
As pessoas não nascem
racistas, tornam-se racistas com o decorrer do tempo, fruto de valores da
criação que recebem dos pais e das sociedades em que vivem. Dessa forma o
preconceito racial vem sendo recriado e alimentado ao longo de toda a nossa
história. Algo que, por muito tempo, foi negado pelas elites nacionais que
disseminaram a ideia da democracia racial brasileira, uma forma de negar a
existência do racismo entre nós. Mito muito difundido pela imprensa nacional
desde os anos 1940 e reafirmado pelos governos militares da ditadura iniciada
em 1964.
2- Localize no texto um trecho que
demonstra avanços na luta contra a discriminação racial no Brasil.
“Desenvolvimento de
programas da valorização da cultura e da história do negro no Brasil.
Instituições públicas como as Universidades passaram a adotar programas como os
de estabelecimento de cotas, ou seja, a reserva de uma determinada quantidade
de vagas para os afrodescendentes, visando ampliar o acesso de estudantes
negros ao ensino superior.
Mais recentemente foi
aprovado, na Câmara dos deputados, o Estatuto da Igualdade Racial que tem como
objetivo principal o combate a discriminação racial e as desigualdades
estruturais e de gênero que atingem os afro-brasileiros.”
3- Em sua opinião, algo mais pode
ser feito para combater a discriminação racial no Brasil? Cite Exemplos:
Sim. Faz-se necessário
trabalhar com as crianças, desenvolver valores de solidariedade, de compaixão,
de amor ao próximo, de respeito, de cidadania, de caráter, valores éticos,
morais e sociais, os quais se perderam ao longo do caminho. E isto é um
trabalho conjunto escola, família, igreja, sociedade como um todo. Então não
precisaremos falar mais em discriminação, seja ela em qualquer âmbito: racial,
social, religiosa, ou outra.
Como disse Martin Luther King que as pessoas
não deveriam ser julgadas pela cor de sua pele, mas pelo conteúdo do seu
caráter.
“I
have a dream that my four little children will one day live in a nation where
they will not be judged by the color of their skin but by the content of their
character.”
“I have a dream today!”
(Disponível em: <http:// www.americanrhetoric.com/speeches/mlkihaveadream.htm>.Acesso
em: nov. 2011)