domingo, 23 de setembro de 2012





ATIVIDADE 02 - Professora Marilza
                         Os nossos ancestrais africanos


Atividades 02
1.     Como os portugueses consideravam os povos diferentes deles?
Os portugueses, bem como os povos europeus, consideravam todos os povos  que eram diferentes deles ou de sua cultura como inferiores. Principalmente aqui no Brasil, os africanos, que vieram obrigados, eram considerados pelos portugueses como animais irracionais que não tinham alma, religião e cultura, que não passavam de objetos, mercadorias e, quando chegavam à América, eram registrados e marcados para venda.

2.     Localize e transcreva do texto “Os nossos ancestrais africanos” o trecho que revela uma das estratégias da classe dominante para dificultar a resistência organizada do escravo africano.
“Passou então a ser atacado por expedições patrocinadas pelo governo português e fazendeiros, mas resistiu a todas elas. Para destruir o quilombo de Palmares foi preciso um exército de 9 mil homens.”

3.     “A influência da cultura africana é real no Brasil”. Tendo por base a leitura do texto “a resistência negra”, justifique essa afirmação.
Temos um legado muito grande da influência da cultura africana em nossa cultura: na construção da nossa língua portuguesa, na culinária, na música, nas danças, na literatura, na arte, na religião, nos instrumentos musicais, nas vestimentas, penteados, usos e costumes, etc.

4.     Para você, qual o significado do “Dia da Consciência Negra”?
É um dia para reflexão e conscientização a respeito do que aconteceu com nossas gerações passadas, com os imigrantes africanos e como está hoje, o que ainda está acontecendo hoje, que mudanças estão acontecendo para acabar com o preconceito, com o racismo, com a discriminação, com a desigualdade social. O quanto valorizamos nossas origens e o quanto nos orgulhamos de sermos descendentes de pessoas que nos trouxeram tantas riquezas, assim como outros imigrantes, para o nosso país.
Assim como sentimos orgulho de sermos descendentes de alemães, italianos, espanhóis, portugueses e outros, assim também devemos sentir orgulho de sermos descendentes de africanos e indígenas.
5.     As pessoas geralmente acham que os negros trazidos da áfrica eram todos iguais. E que nossos índios também são todos iguais. Justifique.
Os africanos vieram de várias partes do continente. Havia os bantos, que os locais de onde vieram hoje são conhecidos com o nome de Angola e Moçambique. Também vieram grupos africanos de formação religiosa islâmica, como os mandingas, Haussa e, do norte da Nigéria, os negros malês. E alguns grupos menores da Serra Leoa e da Costa do Marfim. Bem como as comunidades indígenas, cada uma é diferente da outra. Existem hoje 31 comunidades, que incluem um grande número de diferentes grupos étnicos, no total são 305 etnias que habitam ou habitaram o território brasileiro, conforme site http://www.arara.fr/BBTRIBOS.html, com suas diferentes culturas, com seus diferentes costumes e modo de vida.
Sendo assim, tanto os negros trazidos da África quanto nossos índios possuíam uma diversidade cultural muito grande entre eles a qual contribuiu para a formação da nossa identidade cultural atualmente.

  1. Quais são as origens de nossa diversidade cultural?
Quando os europeus chegaram às Américas encontraram, portanto, não um povo indígena, mas diferentes povos, que nutriam animosidade entre si e não se enxergavam como pertencentes a um mesmo povo. Existindo aqui já portando, uma identidade indígena, e assim sendo vistos pela História, não como  vítimas passivas da colonização europeia, mas também como  agentes que interferiram e tiveram papel fundamental nesse processo.
E grande parte da população indígena  foi assimilada dentro da sociedade brasileira. Muitos índios foram viver ao lado de portugueses e africanos, com eles se miscigenaram, dando origem a grande parcela da população brasileira, sendo que seus descendentes, muitos não mais se identificam como "índios”.
No final dos anos quinhentos, o Brasil já contava com uma população africana  de 42%, que já se estendia a todas as capitanias, ultrapassando no conjunto, qualquer um dos outros grupos – Portugueses - 30% e Índios  - 28%, e somente a partir de 1824 e, principalmente a partir do século XIX, com a chegada da imigração europeia e asiática, formou-se a população brasileira, com essa diversidade cultural riquíssima que temos hoje.
http://www.arara.fr/BBTRIBOS.html. Acessado em 13/09/2012.